
O Orgulho Machuca
Todo mundo tinha certeza de que Suzana teria o papel principal da Maria no musical da primavera chamado "A História do Ocidente". Especialmente a própria Suzana. Regularmente ela lembrava a todos da sua experiência - que tinha estado em todas as produções desde a primeira série do segundo grau.
"Eu posso dar vida a Maria no palco", proclamava. "Além disso, este é o meu último show no segundo grau. Muita gente iria ficar desapontada se o papel de Maria não fosse meu."
O dia da audição chegou, e Suzana estava pronta. Ela cantou, dançou e contracenou com toda confiança. Ela sentiu-se muito bem. "Eu estava demais", ela confidenciou à sua melhor amiga, Ângela, pelo telefone naquela noite.
"Esse papel é beleza pura. Vou poder provar todo meu talento."
No dia seguinte Suzana entrou apressadamente na sala de dramatização para ver a lista de nomes e confirmar o que já sabia. Mas os seus olhos não podiam acreditar. Seu nome não aparecia ao lado do papel da Maria. Ela se encontrava no final da página - com uma pequena parte de algumas linhas no segundo ato. Humilhada, Suzana deixou a sala em prantos.
Orgulho foi a raiz do problema de Suzana. Orgulho também estava no coração dos eventos em Gênesis 11: 1-9 quando o povo construiu uma torre em desobediência a Deus.
Reflita:
-
Como o orgulho de Suzana a machucou da mesma forma que o orgulho machucou os construtores da torre?
-
Quais são as "torres" de orgulho que você está construindo em sua vida?
Que tal...
-
elogiar outra pessoas quando você é tentado a vangloriar-se;
-
anotar todas as coisas que faz você sentir-se orgulhoso. Então, diferencie entre aqueles itens que podem ser uma forma apropriada de sentir-se orgulhoso da queles que não são. Determine o que vai fazer para seperar as formas erradas de orgulho.
Deus te abençoe!!!